Feltrando premises at OCF- part 2
O espaço da Feltrando na OCF, é um peculiar exercício de arquitetura, numa porção duma fabrica pré-existente, a Oliva, mantendo o seu aspecto até aos dias de hoje e animado com uma estrutura modular, amovível e prática. O resíduo industrial da Metso - a “peça grossa”, é utilizado no elemento mais emblemático do espaço, o biombo. Este descreve em planta um arco que separa o espaço de showroom do de produção. São 10 faixas de 25 cm de largo por 10 metros de comprimento, em “peça grossa”, as quais mimetizam um entrelaçado gigante, dando a separação física necessária e um jogo visual de texturas entre matéria, luz e sombra.
O espaço do showroom, o ambiente com mais cuidado visual, é constituídos por 3 painéis suspensos em feltro sintético Metso, que se prolongam da parede até ao chão, proporcionando 3 alas distintas para exposição de produtos. Estes elementos em feltro sintético são suportados por uma estrutura modular pré-existente, encontrada facilmente no mercado, cujos apoios são verticais e fixos no chão e teto, deixando intactas as 4 paredes da loja.
A iluminação, fixa e móvel, foi pensada em termos de suficiência energética. Desde projetores no teto orientados para os 3 espaços expositivos, até à iluminação móvel composta por duas aranhas com 4 lâmpadas cada, uma na montra e outra na vitrina de acesso ao open space da OCF.
O espaço de produção foi estudado para que 3 ou 4 pessoas possam trabalhar nas melhores condições, uma no pequeno escritório com vista para o open space e as restantes junto à bancada de trabalho.
Melhor do que descrever o nosso espaço da Feltrando na OCF, será visitá-lo e comprovar que todos os nossos desígnios também aqui se concretizam, desde a conceção, da prototipagem até à produção propriamente dita. Aqui, onde o feltro é o grande protagonista antes de partir para se mostrar no mundo.
...